Resenha: Anjo da Lua - Joana D'arc

Olá pessoal, terminei de ler mais um livro brasileiro e apresento abaixo a resenha para vocês.
O livro em questão é Anjo da Lua da autora Joana D'arc. Joana é paulista e autora de outras obras de renome, foi indicada a vários prêmios literários e digamos que tem uma bagagem bastante vasta. Começou suas atividades literárias aos 23 anos e nunca mais parou, para a alegria de seus fãs. O livro Anjo da lua é uma coletânea de poemas, escritos de maneira simples, mas com a alma.
Podemos perceber que Joana escreve com o coração, explora muito a antítese, usando contrastes entre o lado do bem e mal, do escuro e da luz, do amor e do sofrimento, mas em alguns momentos peca pelo exagero. O leitor percebe uma certa repetição dos mesmos temas, ora a autora fala de amor, ora fala de desespero, ora fala de brilho das estrelas, ora fala de anjos e de aproveitar a vida. Seus poemas não seguem uma linearidade, o que nos permite perceber que apesar de serem bastante frescos, a autora escreveu de maneira sincera.
Particularmente, senti-me incomodada com essa repetição. Lógico que o livro contém poemas belíssimos, mas quando eu encontrava poemas que me agradava, logo em seguida vinha um contraposto que me fazia ficar na expectativa, porém nada mudava. Continuava a voltar a falar de sofrimento, amor, paixão, anjos e lua... Não considero isto um "defeito", mas sim como uma crítica, pois acredito que a autora é talentosa, consegue emocionar, porém um pouco mais de organização seria extremamente bom para que possamos entender a intencionalidade de sua obra.
No mais, eu realmente gostei de poemas como Presa ao passado, pressão do mundo, Luz da Estrela, e Anjo, talvez o poema mais tocante do livro onde a autora faz uma homenagem a alguém querido, como se na intenção de eternizá-lo, e devo acrescentar que ela conseguiu, pois suas emoções realmente produziram um poema mais do que belo. 
A estética do livro é bonita, o leitor sente-se a vontade diante dos poemas e quando vê já o leu. Sim, a leitura do livro é bastante rápida, eu o concluí em menos de três horas! Devo deixar claro que o que eu observei pode ser apenas uma cisma minha e que vocês, leitores, podem até discordar de mim. Logo, eu recomendo este livro para quem gosta de poemas, para quem gosta de se emocionar com versos simples e sinceros e para as pessoas sensíveis que conseguem reconhecer um trabalho de valor. Joana, sem sombras de dúvidas, tem um talento muito difícil de ser encontrado na atualidade, mas que ainda precisa ser lapidado. É como uma pepita de ouro, ela tem de ser lapidada para poder brilhar de verdade!

2 comentários:

  1. Muito obrigada Letícia pela oportunidade de divulgar meu trabalho :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Letícia. A Joana me indicou seu blog e vim aqui para conferir a resenha do livro dela e perguntar ser você aceita parceria comigo.
    Lancei recentemente um livro de poesias chamado Poesias que sangram.Você faz resenhas ou parcerias com outros autores, entrevistas?

    https://clubedeautores.com.br/book/160484--Poesias_que_sangram
    meu e-mail: palomaviricio@gmail.com

    Beijão

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante para nós!